Notícias
Matéria do JC destaca Caminhada Sim à Vida


25/09/2010 - Jornal do Commercio | Cidades

Eventos mudam hoje o trânsito em Boa Viagem

A 16ª edição da Marcha para Jesus, que promete reunir 500 mil pessoas, e um passeio ciclístico da semana de trânsito provocarão interdições de vias na área

O trânsito de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul do Recife, terão esquema especial hoje, quando será realizada a 16ª edição da Marcha para Jesus. Cerca de 500 mil pessoas estão sendo esperadas na festa, que começa a partir das 12h na orla de Boa viagem. Durante a manha haverá também um passeio ciclístico na mesma área, marcando o encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Para orientar os motoristas durante os dois eventos, mais de 80 agentes da Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU) estarão nas ruas dos dois bairros, acompanhando o tráfego e bloqueando vias.
Durante o passeio ciclístico, as Avenidas Boa Viagem, Antônio de Góis, Herculano Bandeira, Domingos Ferreira e as Ruas Artur Muniz e Marcelo de Brito contarão com bloqueios itinerantes. À medida que os ciclistas forem passando, as vias vão sendo liberadas. Viaturas, batedores, além de agentes de trânsito a pé orientarão os motoristas, que poderão optar pelas Avenidas Conselheiro Aguiar e Mascarenhas de Morais como rotas alternativas. À tarde, quando acontece a marcha, a interdição será da Praça de Boa Viagem até o Polo Pina, onde os fiéis ficarão concentrados.

O evento religioso terá como ponto de partida o 3º Jardim de Boa Viagem. Segundo a organização da festa, 23 trios elétricos e 33 bandas gospel participarão do encontro. O grupo Renascer Praise, DJ Alpiste e Clóvis Pinho estão entre os destaques. A presidente nacional da marcha, bispa Sônia Hernandes, já confirmou presença.

Para o coordenador geral da marcha, bispo Daniel Fragoso, a religiosidade está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. “O aumento de conversões é contínuo e visível em eventos como esse, onde o volume de participantes cresce em torno de 30% todo ano”, conta. “Em 2009, cerca de 300 mil pessoas nos acompanharam. Agora já prevemos 500 mil”, ressalta.

SIM À VIDA

No sentido de reunir fiéis contra a legalização do aborto no Brasil, a Arquidiocese de Olinda e Recife realiza, amanhã, às 9h, a Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida. A expectativa é que 60 mil pessoas participem do encontro, que começa no Castelinho e vai até a altura do 2º Jardim, na Avenida Boa Viagem. O evento também contará com esquema especial da CTTU, que deslocará 23 agentes para acompanhar o tráfego do local. Haverá bloqueio na via durante todo o percurso.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, além de artistas locais, como Nando Cordel, Silvério Pessoa e Israel Filho, participarão da caminhada. Ao todo, cinco trios elétricos animarão o encontro. “Será um grito em defesa da vida, desde a concepção até o seu fim último. Não só defender, mas também mostrar que ela tem valor”, destacou o coordenador do evento, padre Adriano das Chagas.



Outras Notícias: